PortugalEmLinha logo Literatura Lusófona


Notícias Literárias


Grande Prémio Romance e Novela da APE para Maria Velho da Costa


Maria Velho da Costa foi distinguida com o Grande Prémio de Romance e Novela 2000, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) a pretexto da sua obra "Irene ou o Contrato Nacional".
A decisão, anunciada no dia 30, foi tomada por maioria por um júri presidido por José Correia Tavares e constituído também por Clara Rocha, Cristina Robalo Cordeiro, Eduardo Prado Coelho, Vergílio Alberto Vieira e Yvette Centeno.
De acordo com o comunicado divulgado pela APE, Clara Rocha votou na obra "Nenhum Olhar", de José Luís Peixoto, e Cristina Robalo Cordeiro em "O Planeta Desconhecido Romance da que fui antes de mim", de Luísa Dacosta.
O processo envolveu três reuniões do júri, mas a partir da segundo só estiveram em análise romances de António Lobo Antunes, Helder Macedo, José Luís Peixoto, Luísa Dacosta, Mafalda Ivo Cruz, Maria Gabriela Llansol, Maria Velho da Costa e Paulo Castilho.
O romance distinguido, publicado pela D. Quixote, foi eleito entre 60 títulos a concurso da autoria de 57 autores (38 masculinos e 19 femininos). O galardão, em 19/a edição, tem o valor pecuniário de três mil contos.
Entre as entidades patrocinadoras do Prémio figuram a Fundação Calouste Gulbenkian, o ministério da Cultura, o Instituto Camões e a Câmara Municipal de Grândola.


DOIS POETAS, UM PAÍS: PORTUGAL


O que é a Lusofonia? O que é, realmente, esta dor que queima, aos poucos, morna talvez, chamada Saudade? Estas questões têm, ao longo dos anos, envolvido o imaginário colectivo de muitos poetas, escritores, pintores ou pessoas integradas com a arte. Não fugindo á regra, dois poetas, dois brasileiros - um a viver em Portugal (Lisboa) e o outro nos Estados Unidos da América (Nova Iorque), um de nome José Benício, o outro Fernando Tanajura Menezes, decidiram lançar os seus, respectivos livros, em Portugal.

No dia 30 de março (quinta-feira), das 19:30 às 21:00 horas, no auditório da Editora Vozes, os poetas José Benício e Fernando Tanajura Menezes, com os seus livros: Pedaços Um e Dos Beijos, estarão contando, através dos versos, um pouco da lusofonia e saudade que tanto nos unem - e também separam ...

Auditório da Editora Vozes - Av. Miguel Bombarda, 21-A Lisboa
Telefone 0035121-3551127 - Fax: 0035121-3551128 - Email: vozes@mail.telepac.pt


Prémio Vida Literária para Eugénio de Andrade


Atribuído pela APE ( Associação Portuguesa de Autores ), em 23 de Fevereiro de 2000, o Prémio Vida Literária a Eugénio de Andrade. Desde "As Mãos e os Frutos" (1948), já passaram mais de 50 anos, e é precisamente o conjunto da extensa obra do poeta que este prémio, no valor de cinco mil contos, pretende celebrar. Nas edições anteriores foram galardoados Miguel Torga, José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen e Óscar Lopes.
O último livro de poemas originais de Eugénio de Andrade, "Os Lugares do Lume", foi publicado em 1998, e que, já este ano a sua "Antologia Pessoal da Poesia Portuguesa", publicada pela Campo das Letras, viu rapidamente esgotada a sua primeira edição, de tal forma que para a segunda edição - já disponível - Eugénio não teve tempo de acrescentar aos antologiados, como era sua intenção, quatro poetas vivos. Os nomes de Herberto Helder, Sophia, Mário Cesariny e António Ramos Rosa ficarão assim para uma terceira edição.


Ana Santos - Prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores


O prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores foi atribuído a uma jovem de 16 anos de idade, cheia de entusiasmo. A autora de "Luz e Sombra" que vai ser editado no próximo ano pela Difel, nasceu em Lisboa no ano de 1983.
Os jornais e os livros foram sempre presença no seu espaço. Já na primária colaborava no jornal escolar "A Nossa Luz" do Externato A Luz. Agora, escreve para o Boletim Informativo do Externato Marista de Lisboa onde frequenta o 11 ano/humanides.
No entanto, e nas leis que Ana Santos diz vislumbrar o seu futuro, encontrando na escrita uma forma de se auto-conhecer; processo que nos acompanha sempre. O futuro dirá se na sua primeira obra não sopra já o vento das grandes partidas.


Prémio literário para Edmar Bernardes DaSilva


O escritor Edmar Bernardes DaSilva, foi classificado com o conto "De Berlim a Frankfurt am Main" (De Berlim a Francoforte no Meno) em primeiro lugar esta semana na categoria "Contos" no "IV Concurso Literário Internacional de Primavera da cidade de São Paulo-1999", concorrendo com candidatos do Brasil e Portugal.
Os vencedores foram anuciados nos primeiros dias de outubro de 1999. O concurso literário foi organizado pela Editora AG, e por órgãos culturais do município de São Paulo.
O autor além do prêmio em dinheiro, que foi patrocinado pela Editora AG, receberá também um diploma clássico personalizado e algumas cópias da antologia intitulada "Vigor da Primavera", que trará as crônicas vencedoras publicadas num futuro próximo.
Nesse concurso mais de mil candidatos participaram com Contos e Crônicas, e para Edmar, ser classificado em primeiro lugar na categoria Contos, foi uma vitória de grande importância para a carreira do escritor.


CURSO LIVRE DE ESCRITA LITERÁRIA


UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS - CAMPO GRANDE, 376 - LISBOA

Ano lectivo de 1999-2000 : ESCRITA PARA TEATRO

Coordenação : Luísa Costa Gomes
Colaboração : Ana Tamen, Stephen Jeffreys (do Royal Court Theatre) e Ricardo Pais.
Duração : Outubro a Junho Carga Horária : 4 horas semanais, (duas horas + duas, segundas e terças feiras das doze e trinta às catorze e trinta).

O Curso destina-se a todos os que se encontrem motivados para a escrita teatral ; mediante apreciação do currículo e entrevista pessoal, qualquer candidato pode ter acesso a este curso. O Curso funcionará como uma oficina de escrita, isto é, terá uma vertente eminentemente prática, acompanhando com exercícios toda a reflexão sobre os temas fundamentais da escrita teatral. Aos alunos será pedida a realização de uma "peça em um acto", sendo as mais conseguidas seleccionadas para uma sessão de "leituras encenadas" no final do ano lectivo.

Candidaturas : 1 e 31 de Julho de 1999
Entrevistas : 1 a 15 de Setembro
Contactos e Informações: Cristina Figueira, Gabinete de Pós-Graduações e Mestrados, telf. 7515500, ext. 148, fax 7515591, email: cristina.figueira@ulusofona.pt


SATÚRNIA: Letras Luso-Canadianas


Em homenagem aos pioneiros luso-canadianos que, a 13 de Maio de 1953, chegaram a Halifax, a bordo do Satúrnia, é uma nova revista literária virtual em: http://manuelcarvalho.8m.com/.
Este projecto entre a antologia, a revista literária e a página pessoal, vem criar um novo espaço cultural onde se pretende reunir as vozes dispersas de todos aqueles, pioneiros das letras luso-canadianas, que, ao longo de mais de quatro décadas, semearam as suas experiências e emoções por jornais, revistas e livros.


Projecto Cultural Cármen Rocha


O Projecto Cultural Cármen Rocha proporciona aos escritores um ponto importante de divulgação de suas Obras.
O projeto, dirigido pela escritora brasileira Cármen Rocha organiza pelo menos uma reunião por mês entre escritores (iniciantes ou não). Lá comparecem também alguns editores de renome, procurando por boas obras literárias (a participação é gratuita). Entre outros eventos, o projeto edita com recursos próprios da escritora, um pequeno (mas muito bem feito) Jornal. O Jornal com tiragem (crescente) de 600 exemplares é distribuido junto àqueles que estão envolvidos com o mundo dos livros. Isto quer dizer que são 600 exemplares muito bem dirigidos (gratuitamente). Se alguém se interessar em anunciar suas obras ou mesmo procurar por talentos, não perca tempo, anuncie por alí. Maiores detalhes poderão ser discutidos pelo telefone 55 11 816 1514 direto com a escritora ou ainda pelo e-mail rinaldi@mtecnetsp.com.br com o escritor O. Rinaldi.


Noite de Autógrafos


Lançamento e Noite de Autógrafos do Escritor e Poeta Edmar Bernardes DaSilva que nos brinda com a segunda edição do seu último trabalho literário "Sentimentos e Paixões" (Feelings and Passions).
No dia 11 de fevereiro (quinta-feira) às 18:30 horas -1999 na Casa de Cultura - Livraria e Editora 219 N. E. 2nd Ave. Downtown/Miami (um Bloco do Miami Dade Community College)
Apoio cultural: Academia Linguistica, Inc. (Traduções e Companhia de Línguas) Tel/Fax - 305-865-4648, Casa de Cultura (Livraria e Editora) Fone - 305-379-4949
Para maiores informações ligue para: RSVP 305-865 4648

O livro de Edmar Bernardes DaSilva, "Sentimentos e Paixões" (Feelings and Passions) está à venda na amazon.com:
Click aqui se deseja adquiri-lo


Eispoesia


O que é a Eispoesia?
Actividade ligada à criação poética composta por uma exposição, ciclo de debates, leituras, projecção de filmes, feira do livro, etc.
Vai realizar-se nos dias 16, 17 e 18 de Abril de 1999 e contará com a participação de diversas personalidades bem conhecidas do universo poético da língua portuguesa e galega.

Como posso participar?
A participação na Eispoesia está aberta a todos no que respeita à exposição a organizar. Esta exposição é subordinada ao tema "Ser poesia em movimento" e procurará reflectir sobre os suportes de envio ao nosso alcance para fazermos passar uma mensagem: a carta, o fax, o endereço electrónico, o video, o CD, etc.
Cada autor pode participar com um máximo de três trabalhos. Estes serão expostos no suporte por que forem recebidos pela Gérmen. Com a excepção dos casos limite de exclusão determinados pela Comissão de Prestígio, todos os trabalhos serão expostos.

Qual a data limite para o envio dos trabalhos?
O envio é válido até ao dia 1 de Março de 99. Todos os trabalhos recebidos posteriormente só serão válidos para a participação se, enviados por correio tradicional, neles figurar o carimbo até àquele dia (inclusivé).

O que é a Comissão de Prestígio?
A Comissão de Prestígio é composta por três elementos de reconhecida idoneidade profissional, tendo como função o acautelamento do normal desenrolar das acções no âmbito da exposição a organizar. Caberá à Comissão o julgamento de conflitos assim como a selecção dos textos a editar.

Os trabalhos vão ser publicados?
De entre os trabalhos em texto, inclusive texto dos trabalhos em vídeo, aúdio, etc, será escolhido pela Comissão de Prestígio um conjunto que, pela sua qualidade, mereça a edição impressa. Neste sentido, têm-se como cedidos os direitos de autor, para tal edição, no momento do envio.
Está publicação poderá, posteriormente, ser adquirida via Gérmen.

Onde vão ser expostos os trabalhos?
Os trabalhos serão apresentados ao público em Vila do Conde nos espaços do Auditório e Biblioteca Municipais. Excepcionalmente, se as condições forem ideais, poderão ser expostos alguns trabalhos em outros locais de frequência pública.

Contactos: Gérmen - Associação Cultural germen_ac@mail.teleweb.pt



Ensaísmo e linha de apoio à edição de obras de literatura e cultura africanas


O IPLB torna públicos o subprograma "Ensaísmo" de autores portugueses, assim como o de autores estrangeiros cujas obras incidam sobre temas da cultura portuguesa, e a "linha de Apoio à Edição de Obras de Literatura e Cultura Africanas" aos quais podem comcorrer as editoras portuguesas.

Enquadram-se neste domínio as seguintes temáticas: Ensaísmo literário, ensaísmo no domínio das Ciências Sociais e Humanas, Biblioteconomia e bibliografia referente ao sector do Livro, Literatura e Cultura Africanas.
Prazo 26 Nov de 1998 a 8 de Jan de 1999.

Informações sobre apoios a atribuir e formulários:
Instituto Português do Livro e das Bibliotecas
Divisão de Apoio à Criação e edição
tel: (01) 798 2091/2 ou (01)7982143, fax (01)7982141
dace@iplb.pt

Entrega de candidaturas:
Instituto Português do Livro e das Bibliotecas
Campo Grande, 83, 1
1750 Lisboa




homeVoltar à página principal

Portugal em Linha - O Ponto de Encontro da Lusofonia
Copyright © Portugal em Linha